EDUCAÇÃO, ASSUNTO NOSSO!

Foto portaleducação

A EDUCAÇÃO É ASSUNTO NOSSO! 

  João J. C. Sampaio

 

              Vivemos na atualidade um sentimento de desesperança. As decepções e a vontade de jogar tudo para o alto brotam com frequência de nosso ser cansado e desiludido. A violência corre solta e sem freios em todos os ambientes sociais. Vivenciamos o medo, os escândalos, a corrupção, as injustiças, as omissões e tantas formas de egoísmo tomando corpo e assumindo a feição de normalidade. Assim, a nossa tendência é de fechamento em um mundinho aparentemente seguro, como se fosse possível sentir-se realizado no isolamento.

 

              Como cristãos, porém, não podemos aceitar esse jeito covarde de viver. Nós decidimos, pelo nosso Batismo, perpetuar a missão salvífica do Senhor Jesus, um Mestre que não conhece desânimo. O profeta Isaías, muitíssimos anos atrás, já mencionara essa extraordinária qualidade do Messias Jesus: “não desanimará, nem desfalecerá, até que tenha estabelecido a verdadeira justiça sobre a terra”. (Is. 42, 3-4).

 

              Assim, estamos convidando os irmãos e irmãs de todas as Comunidades Cristãs, a colocar os “corações ao alto”, a contemplar a Cruz do Senhor e o seu amor para conosco e partir para ações que possam renovar a face de nossas Comunidades e de nossa sociedade.

 

              Acreditamos que nossas ações efetivas passam, necessariamente, pela EDUCAÇÃO, tão bem proclamada por uma das Campanhas da Fraternidade da Igreja Católica: “Educação a Serviço da Vida e da Esperança” (1998). A possibilidade de mais realização humana e menos tragédias sociais passa pela responsabilidade de cada um, sejamos nós pais ou filhos, bispos, presbíteros, pastores ou professores, consagrados ou leigos. É com o espírito de ânimo elevado que convidamos todos os de boa vontade a unirem esforços em favor de um mundo mais solidário, justo, fraterno e com vocação para a edificação da Paz.

 

              Ousamos sugerir aos nossos presbíteros, responsáveis por suas paróquias; aos pastores que dirigem as suas Igrejas, que organizem em suas Comunidades a Pastoral da Educação (ou outro nome) com pais e educadores; que agendem visitas às escolas de sua Comunidade e lá cheguem como amigos. Promovam, se conveniente, algum Culto e não deixem perder a oportunidade de celebrar a Ação de Graças ou proclamar a Palavra por ocasião das formaturas. Todos esses acontecimentos poderão ser momentos preciosos de Evangelização e de mostrar que a Igreja Cristã também está a serviço da Educação.

 

Aos senhores pais, os primeiros educadores, propomos que assumam, de verdade, a responsabilidade sobre a educação de seus filhos, que participem do ambiente escolar de seus filhos, que conheçam os professores que os ajudam no crescimento de seus filhos e os ensinem sobre a importância do carinho que devem manifestar aos seus mestres e o zelo que precisam ter com a escola onde estudam.

 

Convidamos também os Colégios Católicos e de Denominações Cristãs para que sejam locais promotores de encontro e orientação a professores cristãos, incentivando-os a serem testemunhas do Ressuscitado em seus locais de trabalho.

 

Enfim, todos precisamos de Você que está disposto, em nome de nosso Senhor Jesus, a continuar na missão de ser Sal, Luz e Fermento em nossa sociedade tão carente de mais vida. Se estiver em dúvida, não deixe de perguntar: “no que posso ajudar?” Sempre há lugar para os de boa vontade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAI DO NINHO E VOA!

VIDA, SABOR PARAÍSO!